Caro estudante, A suspensão das aulas em virtude da propagação do COVID-19 foi uma medida de segurança para sua saúde. Mas, não é motivo para que você deixe de estudar e aprender sempre, lembrando que você inicia uma nova etapa da Educação Básica, que é a Educação Profissional. Dessa forma, você:
1.Receberá Plano de Estudos Tutorado de cada um dos componentes curriculares.
2.Terá acesso aos conceitos básicos da aula.
3.Realizará algumas atividades.
4.Precisará buscar informações em diferentes fontes.
5.Deverá organizar o seu tempo e local para estudar.
Manifestações religiosas
OBJETO DE CONHECIMENTO: Místicas e espiritualidades
Leia o texto abaixo:
TIPOS DE RELIGIÕES
Há várias formas de religião, e são muitos os modos que vários estudiosos utilizam para classificá-las. Porém há características comuns às religiões que aparecem com maior ou menor destaque em praticamente todas as divisões. A primeira destas características é cronológica, pois as formas religiosas predominantes evoluem através dos tempos nos sucessivos estágios culturais de qualquer sociedade.
Outro modo é classificá-las de acordo com sua solidez de princípios e sua profundidade filosófica, o que irá separá-las em religiões com e sem Livros Sagrados. A classificação que leva em conta essas duas características, divide as religiões nos seguintes 4 grandes grupos distintos:
PANTEÍSTAS - POLITEÍSTAS - MONOTEÍSTAS - ATEÍSTAS
Nessa divisão há uma ordem cronológica.
As Religiões PANTEÍSTAS são as mais antigas, dominando em sociedades menores e mais “primitivas”. Tanto nos primórdios da civilização mesopotâmica, europeia e asiática, quanto nas culturas das Américas, África e Oceania. Para os panteístas „tudo é Deus‟, o universo é o único Deus. Segundo esta doutrina, Deus está presente em todo o Universo, em cada elemento; ela defende igualmente a existência de várias divindades ligadas aos mais variados componentes da Natureza. O Panteísmo se identifica ao pensamento filosófico oriental, como o Budista, o Janista, o Taoísta e o Confucionista. O Panteísmo não explica os eventos aparentemente naturais, como a Criação do Universo, o princípio da existência, como provindos de um Ser Supremo. Para esta doutrina, Deus se identifica com o Cosmos, Deus é o próprio universo. Os panteístas não adotam locais sagrados e a única norma que seguem é a Lei Natural.
As Religiões POLITEÍSTAS surgem num estágio posterior do desenvolvimento de uma cultura. Quanto mais a sociedade se torna complexa, mais vão surgindo deuses. O politeísmo é a crença na existência de diversos deuses, comum no Egito, Grécia e Roma Antigas. As principais divindades são geralmente ligadas às forças da natureza, são antropomórficas (deus com forma humana)e imortais.
As Religiões MONOTEÍSTAS são mais recentes, e atualmente as mais disseminadas. Monoteísmo é o sistema doutrinário que admite a existência de apenas uma divindade (um Deus). Etimologicamente, o termo monoteísmo se originou a partir da junção das palavras gregas mónos (“único”) e théos (“deus”). o Monoteísmo domina mais de metade da humanidade, a exemplo do Cristianismo cujo Deus é Jesus e do Islamismo onde o deus é Alá.
As religiões ATEÍSTAS negam a existência de um ser supremo central. O Ateísmo é a convicção de que Deus não existe. — O termo é por vezes confundido com agnosticismo, a crença de que é impossível saber se existe um Deus. O termo é frequentemente empregado de forma errada. Essas religiões geralmente surgem como uma reação a um sistema religioso.
As religiões Panteístas por serem as mais antigas, não têm Livros Sagrados ou qualquer estabelecimento mais sólido do que a tradição oral, embora na atualidade o renascimento panteísta esteja mudando isso. Já as politeístas muitas vezes possuem registros de suas lendas e mitos em versão escrita, mas nenhuma possui uma REVELAÇÃO propriamente dita. Isto é um privilégio do Monoteísmo.
TODAS as grandes religiões monoteístas possuem sua Revelação Divina em forma de Livro Sagrado, como é o caso das três principais religiões monoteístas: Cristianismo, cujo livro sagrado é a Bíblia; Islamismo, seu livro sagrado é o Alcorão ou Corão, e o Judaísmo, que tem como livro sagrado o Torá. As Ateístas também possuem seus livros guias, mas por não acreditarem num Deus pessoal, não tem o peso dogmático de uma revelação divina, sendo vistas em geral como tratados filosóficos.
ATIVIDADES 1 SEMANA
Complete as lacunas
1. A característica cronológica é importante porque as formas religiosas predominantes evoluem através dos--------------------------------nos sucessivos estágios culturais de qualquer sociedade.
2. O que determina a solidez de princípios e a profundidade filosófica de uma religião é se ela tem ou não-----------------------------------
3. As Religiões PANTEÍSTAS são as mais------------------------------
4. As Religiões PANTEÍSTAS dominaram os primórdios das primeiras-----------------------
5. Para os panteístas „tudo é Deus‟,---------------------- o é o único Deus.
6. Segundo os panteístas, Deus está presente em cada elemento da------------------- .
7. O Panteísmo se identifica ao pensamento----------------- oriental, como o Budista, o Janista, o Taoísta e o Confucionista.
8. O------------------ não explica a Criação do Universo, o princípio da existência, como provindos de um Ser Supremo, para eles Deus é o universo.
9. Os panteístas não adotam locais sagrados e a única norma que seguem é a--------------------
10. Quanto mais a sociedade se torna complexa, mais vão surgindo---------------------- .
Nenhum comentário:
Postar um comentário